04 . dez . 17

Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um dos pilares do RH estratégico,  e sua finalidade é obter um conhecimento do  indivíduo, ou grupos, com um objetivo específico e determinado pelo perfil que deve ser verificado.  Todos nos, em algum momento da vida, somos submetidos a alguma forma desta avaliação: em seleções para vaga de trabalho, concursos públicos, porte de arma, para tirar a habilitação de motorista ,entre outros.

A avaliação nada mais é do que um processo de coleta de dados e interpretações de informações, na qual podem ser utilizados diversos métodos e técnicas, incluindo testes psicológicos padronizados.

A  avaliação psicológica no Brasil é definida pela lei que regulamenta a profissão do psicólogo, como função privativa dessa categoria. Isso quer dizer que nenhum outro profissional pode realizar uma avaliação psicológica. Além disso, também é restrito ao profissional psicólogo a compra, guarda e o sigilo, tanto dos materiais utilizados quanto dos documentos e resultados gerados a partir do processo.

A DG respeita o ser humano, tanto individualmente como socialmente, acreditando que evoluímos de maneira dinâmica, e por isso é preciso compreender que toda avaliação psicológica está verificando um momento específico da vida de uma pessoa, como o recorte de uma situação e, portanto, os resultados podem ser diferentes em momentos distintos da vida dos indivíduos.

Envie seu Currículum

Cadastre-se e concorra às nossas vagas

file_upload
Captcha